Nós, participantes
e assistidos do Postalis, a partir de 27 de julho vamos decidir o futuro de
nossa vidas.
Escolheremos
membros para o conselho deliberativo e fiscal e o diretor de benefícios. No
processo anterior cancelado, foi possível identificar candidatos que se
apresentaram como defensores da classe trabalhadora, no entanto, suas atitudes
ao longo do tempo, tem sido priorizar interesses pessoais e
político-partidário, inclusive exercendo mandatos por designação da
Patrocinadora - não há como servir dois senhores. Devemos eleger candidatos com
histórico de princípios éticos morais, currículo e comprometimento.
Hoje, tomamos a
liberdade para recomendar o colega MARCOS DA MATA SILVEIRA para o cargo
de Diretor de Benefícios. Em breve faremos recomendações de nomes para membros
dos conselhos.
2.
POSTAL SAÚDE
Beneficiários da Postal
Saúde agora podem fiscalizar os gastos com Assistência Médica
Foi
disponibilizada, para os beneficiários, no site da Postal Saúde, consulta aos
gastos de assistência médica. Essa é uma antiga reivindicação do Conselheiro
Deliberativo, eleito pelos Trabalhadores.
Por
meio dessa consulta o beneficiário poderá fiscalizar os seus gastos e
constatando inconsistências, formalizar a reclamação, evitando desconto
indevido no seu contra cheque ou emissão de boleto, no caso dos aposentados.
Para
consultar seu extrato, faça o passo a passo abaixo:
2
– O beneficiário deverá acessar a ÁREA RESTRITA para ter
acesso aos serviços disponíveis no site. Dadas as orientações de acesso, o
beneficiário deverá seguir os seguintes passos: ir em Menu> Extrato de
Utilização> digitar o mês de competência que deseja visualizar> caso
tenha dependentes selecionar no quadrinho logo abaixo> gerar relatório>
ok> clicar em menu novamente acima na esquerda>visualizações>
aparecerá para realizar o download do relatório e clicar na imagem;
3
– Caso não tenha login e senha por favor realizar o seu
cadastro na opção ‘quero me cadastrar’;
Caso
o Trabalhador já possua o aplicativo dos Correios RH 24 horas instalado no
celular, poderá ter acesso ao extrato dos gastos a partir de janeiro/2016.O que
está no extrato de despesas médicas e odontológicas?
As
informações disponibilizadas são as seguintes:
–
Data e prestador em que você realizou o atendimento;
–
Valor de compartilhamento de cada beneficiário por evento realizado ;
–
Valor custeado pelos Correios por procedimento e sua ficha financeira de saúde,
que demonstrará o valor cobrado no mês e o valor que será descontado na sua
folha de pagamento.
Agora
com mais esse canal de consulta, os beneficiários poderão administrar
individualmente seus gastos, programando os seus procedimentos médicos, se for
possível, ajustando o desembolso do compartilhamento dentro do seu orçamento.
3. Plano de Saúde:
Direito dos Trabalhadores e Dever da Empresa
Fonte:
MUNDO
SINDICAL CORREIOS 24/6/17
Se
por um lado os atos ocorridos no passado não são responsabilidade do atual
presidente dos Correios
ou da atual direção do Postal Saúde, a conta também não pode
ser repassada aos trabalhadores, que têm o plano como um benefício para si e
seus familiares. Benefício este conquistado à custa da luta e união dos
trabalhadores em prol de seus direitos e que é cláusula do Acordo Coletivo de
Trabalho.
Um
benefício não pode trazer prejuízo a quem o usufrui, já que trata-se justamente
de um incentivo, uma forma de promover o bem-estar do empregado. Quem lutou
para ter direito a uma saúde digna não pode pagar pelo ilícito de maus gestores
que, inclusive, respondem à processos judiciais por irregularidades no plano.
Estes valores têm que ser reavidos de quem de fato os retirou da empresa e não
de trabalhadores honestos e suas famílias.
Do
ponto de vista empresarial, os trabalhadores são o capital humano de uma
organização, a força de trabalho que gera os resultados almejados em seu
planejamento estratégico. Preocupar-se com a saúde dos empregados e suas
famílias é, portanto, obrigação de gestores que administram a organização, pois
visa o aumento da produtividade e a diminuição do absenteísmo, além de
incentivar a retenção de talentos.
Na
disputa entre forças sindicais e representantes da empresa, os trabalhadores é
que sentirão o peso das decisões. Voltamos de uma greve recente em que um
acordo, no mínimo polêmico, mostrou que a luta pela manutenção das atuais
regras do Plano de Saúde e cláusulas do ACT será ainda mais árdua. Esperamos
que os dirigentes sindicais ajam com responsabilidade na mesa de negociação e
saibam aglutinar forças fazendo bem o trabalho de base tanto na área
operacional quanto no administrativo, pois todos são empregados dos Correios e
todos serão afetados por eventuais mudanças.
No
mínimo que se tente um acordo no TST que seja menos lesivo aos trabalhadores do
que o proposto atualmente. Que se reveja os percentuais propostos que
sobrecarregam os trabalhadores, especialmente os com muitos filhos, com uma
barganha, quem sabe, pelo aumento do compartilhamento. Que se escute os
trabalhadores e suas possibilidades de contribuir, já que a imposição do TST
pelo pagamento é um fato. Fato é também que se houver cobrança de mensalidade
muitos vão optar por deixar o plano. Isso certamente trará reflexos para quem
optar por ficar e deve ser um ponto de análise nas discussões na mesa de
negociação.
Tudo
isso deve pesar também na decisão dos dirigentes e representantes da empresa
que acabaram de aprovar a nova Estratégia Correios, em que se descreve como
Valores a Integridade, o Respeito às Pessoas, o Orgulho em pertencer aos
Correios e a Orientação para o futuro. A cultura organizacional não é algo que
se cria por normas e memorandos e sim algo vivenciado no dia a dia das
atividades de trabalho de cada um dos empregados. Se a empresa quer realmente
engajar e motivar os trabalhadores para que eles se tornem “agentes da mudança”
e incorporem os valores na prática da nova estratégia, deve se pautar em
primeiro lugar pelas pessoas -ou na linguagem empresarial, por seus
colaboradores-, não apenas pelo vil metal.
Michele
Barros Jornalista concursada dos Correios Dirigente do Sindicato dos
Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo Colunista do Blog Mundo
Sindical Correios
4. PRESIDENTE DO POSTALIS RENUNCIA
Fonte: Extra 21/06/17
O
presidente do Postalis, fundo de pensão dos Correios, André Motta, renunciou ao
cargo, informou a fundação nesta terça-feira à noite. Ele entregou carta de
renúncia à presidência dos Correios na sexta-feira. Segundo o Postalis, Motta
já vinha negociando sua saída há três meses por motivos pessoais.
O
executivo era diretor de investimentos da entidade e assumiu a presidência do
fundo em julho do ano passado. Ligado ao PMDB, Motta já dirigiu empresas
estatais do Distrito Federal, como a Terracap e o Banco de Brasília. O Postalis
não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários e não informou se já há
um substituto para Motta.
5.
ABONO POSTALIS
A primeira
parcela do abono anual será paga aos Aposentados e Pensionistas do Plano BD e
Postalprev nesta sexta-feira 30/06.
O valor desta
primeira parcela será calculado tomando como base até 40% do beneficio bruto.
O restante do
abono será pago em dezembro deste ano quando ocorrerá o desconto correspondente
ao valor antecipado.
6. EM CRISE, CORREIOS
AUMENTA PREÇOS E DIMINUI EFICIÊNCIA
Fonte: TECSTUDIO - 26/6/17
Fonte: TECSTUDIO - 26/6/17
Encomendas podem ter prazos de até 24 dias úteis para chegar. Antes, o prazo máximo era de até 9 dias úteis.
O Correios é uma das
estatais que mais sofre com a crise econômica vivenciada no Brasil desde 2015.
Desde que começou, a crise já afetou vários serviços importantes do Correios,
como o e-Sedex, que já não existe mais. Além disso, preços elevados, aumento no
prazo de entrega das encomendas e demissão de funcionários concursados, está
dando dor de cabeça para muita gente.
Nos últimos meses, percebemos um aumento absurdo nos prazos estabelecidos para entrega de encomendas pelo Correios nas modalidades mais baratas. Por isso, decidimos criar este artigo para demonstrar o quanto o serviço entrou em decadência devido aos efeitos da crise da estatal.
PAC: O serviço mais prejudicado O PAC, serviço de envio econômico do Correios, sofreu diversas mudanças estruturais e de logística nos últimos meses – a começar pelo preço, que foi de “barato” para caro, muito caro.
Uma vez considerado vantajoso e econômico, o PAC se mostra hoje uma opção pouco viável para os consumidores. Antes de iniciar cortes e mudanças, os Correios trabalhavam com o prazo de até 7 dias úteis para entrega de encomendas via PAC.
Posteriormente, o prazo foi modificado para até 9 dias úteis para entregas em todo o país. Agora, em meio às mudanças realizadas para corte de gastos, o PAC pode chegar aos absurdos 24 dias úteis – e, segundo um atendente do Correios em que procuramos para esta notícia, em algumas regiões, o PAC não tem mesmo nem prazo.
Se você já se acostumou em pagar fretes com preços acessíveis na internet, é hora de se preocupar. O Correios decretou o fim do e-Sedex, a modalidade do Sedex especial para e-commerce. O e-Sedex reduzia bastante o valor do frete. Com isso, você poderia comprar produtos sem se preocupar que o frete possa ser maior do que eles mesmos.
A diferença é tão grande, que ao analisar o preço de um smartphone qualquer no Mercado Livre, o frete via Sedex antes do fim do e-Sedex, ficava em torno de R$ 18,00 saindo da capital Paulista para Belo Horizonte.
Agora, o valor foi para aproximadamente R$ 35,90 saindo de São Paulo. O mesmo valor cobrado pelo Sedex Comum. Em alguns casos, como a análise feita em um Galaxy S8, o frete pode chegar aos R$ 101,00, saindo do Paraná. Você sabia que é seu direito receber indenização do Correios por atraso na entrega das encomendas? Quando o Correios excede o prazo de entrega das encomendas (isso acontece com muita frequência na modalidade PAC), você pode e deve solicitar a indenização na agência mais próxima.
CORREIOS
Segundo o Correios, a indenização pode chegar em até 30% do valor total da encomenda e não é aplicada aos serviços adicionais e produtos eventualmente adquiridos. O cálculo é feito referente aos dias de atraso. Veja a tabela;
Devolução progressiva por dias de atraso, sobre os valores pagos na postagem da remessa:
a) 10% para 1 dia de atraso b) 20% para 2 dias de atraso c) 30% a partir 3 dias de atraso O que o consumidor diz sobre mudanças, atrasos e aumento nos preços dos Correios? Não é de se esperar um feedback positivo dos consumidores. Pessoas do Brasil inteiro dependem do Correios para envio e recebimento de remessas. O grande problema é que o Correios domina ‘a parada toda’ – isto é, o Correios é o único presente em praticamente todos os municípios Brasileiros. Com todo esse império no mercado de fretamento de encomendas no país, o Correios segue como o principal, ou talvez a única opção para várias cidades do interior.
Com isso, o consumidor segue calado sem muito o que fazer, apenas guardando cada vez mais rancor de uma empresa que iniciou suas operações em 1663. “Sou usuário do Correios e está ficando cada vez mais difícil depender da empresa para tentar agradar meus clientes. Antes, o prazo para receber peças para efetuar reparos era de no máximo 5 dias. hoje, estou aguardando um produto desde o dia 02 de junho. no dia 19, ele constava em minha cidade, mas continua sem sair para entrega. o mesmo acontece para uma encomenda que enviei. já está há três semanas sem status de entrega ou rota para entrega” – apela um dos entrevistados em agência de sete lagoas.
O Brasil não entrega a liberdade que o Estados Unidos e outros países dão às empresas de fretagem de remessas. Mesmo assim, existem várias desses empresas “courrier” operando no Brasil, e que trazem serviços de qualidade.
Vamos dar exemplos da DHL e Jadlog. Esta última, tem cobertura em diversos pontos do Brasil.
DHL - Tivemos muito prazer em utilizar a DHL. O preço não é muito diferente do praticado no Sedex. Fizemos o teste com uma encomenda expressa saindo do Rio de Janeiro, com destino à cidade de Sete Lagoas.
Para chegar até aqui, a encomenda foi postada em uma quinta-feira. Logo, seguiu no mesmo dia para Belo Horizonte. No domingo, já estava na capital, mas precisou de redespacho para seguir até o destino indicado.
A DHL até que consegue chegar até os principais centros do país, no entanto, em várias cidades do interior, as encomendas são entregues via “redespacho” – ou seja, quando chegam até a capital, são levadas até o Correios, ou outras empresas de fretagem, e de lá, seguem até as cidades do interior. Na nossa experiência com a DHL, o produto chegou na quarta-feira seguinte, sendo entregue pela Jadlog, na qual vamos falar daqui a pouco.
A DHL é uma companhia Alemã, e está investindo para operar de forma presente no Brasil.
JadLog
- Com a Jadlog, optamos pelo frete normal, semelhante ao PAC. Ficamos felizes
com o resultado!
Comprei uma bike na internet. Devido ao tamanho do produto e seu peso, foi necessário o envio via JadLog, para evitar o valor alto cobrado pelo Correios. Para inicio de conversa, o valor do frete ficou próximo de R$ 40,00. Para uma bicicleta com o peso bruto aproximado de 3 quilogramas, é um valor bastante expressivo para quem quer economizar.
Postado de São Paulo para Sete Lagoas, a bike saiu de São Paulo no mesmo dia do evento, 18/05. No dia 23/05 saiu para entrega ao destinatário.
Por R$ 40,00 e entrega em tempo hábil, a JadLog se torna uma das melhores opções para quem quer correr dos Correios. Outras companhias de fretamento de remessas.
Não fique somente nesta linha; existem diversas outras companhias de fretamento. Antes de escolher o Correios e a modalidade PAC, é saudável “dar um Google” e experimentar novas opções. O que esperar do Correios para os próximos anos? O Correios passa por uma grave crise, correndo riscos até mesmo de uma futura privatização. Não adianta esperar que o serviço continue com a mesma qualidade, sendo que continuará perdendo muito dinheiro. O ideal é mesmo uma reestruturação.
O único grande problema nisso, é que o cliente sempre vai pagar pelo preço para consertar uma má administração. A estatal está investindo em uma operadora de telefonia móvel – “Correios Celular” – que para surpresa de muitos, oferece planos bastante atrativos.
O mais barato deles custa R$ 30,00 por mês, englobando 100 minutos de ligações para qualquer operadora e telefone fixo do Brasil, Whatsapp à vontade enquanto estiver no plano e sem descontar na franquia (com exceção de envio e recebimento de vídeos), Roaming gratuito em todo o território nacional, e algumas outras vantagens.
A operadora pretende atingir a marca de 3 mil cidades com cobertura até o final de 2017. Vamos torcer para que o Correios consiga lucratividade com sua operadora, podendo balancear seus gastos no setor de fretamento. Assim, poderemos pelo menos sonhar com um Correios justo e mais rápido.
7.
CREDCORREIOS
8. MENSALIDADES DA APAC
Você que está em atraso com a mensalidade da APAC, entre em
contato conosco e regularize sua pendência. Se for cliente do Banco do Brasil,
sua mensalidade pode ser debitada em conta corrente. Valorize e prestigie quem
se importa com você. Enquanto você se dedica a família, ao lazer e ao
trabalho, a sua Associação luta pelos seus interesses e direitos. Agradecemos a
cada um que tem atendido ao nosso apelo, colocando em dia a sua mensalidade.
9. ENAC –
ENCONTRO NACIONAL DOS APOSENTADOS DOS CORREIOS
FLORIANÓPOLIS/SC
Estão abertas as inscrições para o ENAC em Florianópolis/SC. Mais de 243 inscrições já foram
realizadas. Faça logo a sua, pois o número de parcelas se reduz a cada mês. Informações na
APAC.
10. BINGO APAC
Diretoria
APAC
“ Filie-se e participe da
construção do seu futuro.
Trabalhamos pelo seu
bem-estar e por uma APAC forte e atuante”.
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