domingo, 4 de março de 2018

APAC NEWS Nº 05

01. GREVE DOS CORREIOS

Correios entrarão em greve na próxima segunda-feira (12)

Segundo o sindicato da categoria, mudança nas regras de plano de saúde prejudica trabalhadores


A partir da próxima segunda-feira (12), os trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) deflagram greve. Eles são contrários a mudanças nos planos de saúde como exclusão de pais como dependentes e cobranças de mensalidades. A greve é por tempo indeterminado.
O presidente do sindicato da categoria, Altannes Holanda, afirma que a greve antecede uma votação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre as cobranças.
“A gente vai entrar em greve na segunda e aguardar se vai acontecer algo de diferente. Já que o TST vai julgar a causa na segunda à tarde. Iniciamos a segunda em greve e aguardaremos o julgamento e se a empresa vai nos chamar para negociar. Porque depois que mudar não há o que fazer, a gente sabe que é muito complicado. A greve é nacional e caso haja a mudança, a gente vai aguardar as orientações, e se isso for aprovado vai ficar muito complicado para o trabalhador que tem um salário médio de R$ 1.700 e a empresa quer mensalidades a R$ 1000,00, como vamos pagar isso?”, questiona.
Holanda diz que com a mudança além dos trabalhadores, os beneficiários também serão prejudicados. A reivindicação, segundo ele, visa evitar transtornos nas condições atuais.
“É a questão do plano de saúde basicamente, a empresa está querendo cobrar o plano de saúde da gente e retirar do plano os pais dos empregados como dependentes. Atualmente a gente só paga o compartilhamento, ou seja, o que a gente usar a gente paga um percentual, sem mensalidade nenhuma. Mas a empresa agora junto com o TST quer implantar mensalidade além de retirar o pai e mãe“, pontua.
O sindicalista destaca também que as condições de trabalho dos carteiros em Alagoas também são alvo de reivindicações, já que há um déficit crescente que tem surtido efeitos na distribuição e correspondências no Estado.
“Outra pauta que a gente vai colocar que é muito necessária é que a gente está com uma falta de efetivo muito grande, inclusive é o que tem gerado muitas reclamações da população, a falta de carteiros. O problema hoje de falta de carteiros beira o caos. A gente está com diversas unidades operando com metade do efetivo. Além dos planos de demissão incentivada, nós temos diversos trabalhadores afastados por conta da sobrecarga, porque é uma bola de neve. Se a gente está com poucas pessoas para fazer o serviço, essas poucas pessoas acabam adoecendo devido ao acúmulo de trabalho. Hoje a gente tem aproximadamente 30% de carteiros afastados ou reabilitados porque não conseguiram mais retornar fora os trabalhadores que saíram no plano de demissão incentivada”, garante.
Segundo Holanda, a população deve receber um serviço de melhor qualidade, o que no entanto, não dependeria apenas dos trabalhadores.
“A gente calcula uma média de 100 carteiros, o déficit é este em todo o estado. Temos em torno de 350 carteiros no total, segundo nossos levantamentos, porque a empresa não nos passa números oficiais. Temos em torno de 350, quando o ideal seria 450. A gente fica preocupado com isso porque entendemos que a população tem toda o direito de cobrar um serviço melhor, mas a responsabilidade não é do trabalhador. O trabalhador está se matando em condições insuficientes para dar conta do serviço”.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel
02. POSTAL SAÚDE - 01

Correios insistem em cortes no plano de saúde dos trabalhadores

fonte http://www.redebrasilatual.com.br
Categoria deve decidir, nos próximos 10 dias, se aceita ou rejeita proposta feita em audiência conciliatória
São Paulo – Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) têm prazo de 10 dias, a partir de hoje (26), para decidir se aceitam ou não a proposta feita em audiência conciliatória promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última quinta-feira (22), sobre o plano de saúde da categoria.
De acordo com a proposta relatada pelo ministro Aloysio Silva, a empresa arca com 75% do plano, os trabalhadores com 25%, e serão retirados pais e mães. O impacto será grande, visto que 80% dos trabalhadores dos Correios recebem cerca de R$ 2 mil de salário, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba (Sintect-SP).
“Guilherme Campos (presidente da ECT) e o governo Temer querem acabar com o convênio médico e outros benefícios para baratear a mão de obra, aumentar os lucros e deixar a empresa pronta para a privatização”, afirma, em nota, o Sintect-SP. A representação sindical exige a manutenção do acordo coletivo que prevê a continuidade do convênio.
Agora, os sindicatos e as federações devem realizar assembleias para deliberar sobre o caso que será julgado em 12 de março novamente pelo TST. “Sempre houve processo de negociação em torno do plano e, muitas vezes, esquecem todo o histórico dos trabalhadores. Ao longo da nossa vida laboral, ajudamos a construir um benefício que é nosso maior bem”, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva.
Também por meio de nota, a Fentect lamentou a ação da presidência da ECT na audiência de conciliação. “O presidente dos Correios, Guilherme Campos, mais uma vez, tentou iludir com o discurso de que o plano de saúde piora ainda mais a situação da empresa, representando 10% das despesas”, afirma. Da Silva diz ainda que “o custo percentual não aumentou. Há 10 anos, os Correios gastavam o mesmo com o plano de saúde”.
Para a Fentect, as mudanças visam fazer com que os trabalhadores “paguem as contas dos erros dessa gestão da empresa, que insiste em um déficit contraditório. Porém, os dados reais da situação, tanto dos Correios quanto da Postal Saúde, continuam inviáveis para a categoria. Já durante o trabalho da Comissão Paritária de Saúde, instituída em outubro de 2016, foram apresentadas propostas de melhorias para o plano, mas a estatal não deu encaminhamento a nenhuma delas, preferindo recorrer ao TST e colocar em prática a retirada de direitos”
.
03.POSTAL SAÚDE - 02
Prorrogado prazo para aposentados se recadastrarem 
Os beneficiários têm agora até 29 de março para enviar a documentação à Operadora
Fonte https://www.postalsaude.com.br/



A pedido da FAACO (Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos) e da AJACOR (Associação dos Aposentados e Empregados dos Correios), com sede em Juiz de Fora-MG, a Postal Saúde prorrogou para o dia 29 de março o prazo de recadastramento dos beneficiários aposentados do plano CorreiosSaúde que ainda não atualizaram seus dados na Operadora.
Vale lembrar que a Campanha de Recadastramento de Aposentados teve início em abril de 2016, se estendeu até 29 de dezembro de 2017 e havia sido prorrogada para o dia 2 de março. No entanto, como até o momento alguns beneficiários ainda não enviaram a documentação à Postal Saúde, a Operadora acatou o pleito das duas entidades representativas.
Com o novo prazo — 29 de março — a expectativa é de que esse grupo residual faça o recadastramento, que segue o regulamento estabelecido pelos Correios — o MANPES (Manual de Pessoal), módulo 16, item 5.4.2.
A omissão do beneficiário titular em relação à atualização do cadastro poderá acarretar:
a) defasagem no valor da coparticipação;
b) débito a ser ressarcido aos Correios;
c) suspensão da assistência médica e odontológica;
d) responsabilidade administrativa, se empregado ativo, ou
e) responsabilidade civil, se aposentado/anistiado, e
f) ressarcimento integral da despesa referente ao uso indevido do Plano CorreiosSaúde.
Com a ausência da atualização (recadastramento) dos dados, os beneficiários terão a assistência médica e odontológica cancelada, em cumprimento do regulamento.
Para o recadastramento, devem ser enviados à Postal Saúde os seguintes documentos (obrigatórios):
• Termo de Atualização Cadastral devidamente preenchido. O documento foi enviado a cada beneficiário aposentado;
O Termo está disponível no site da Postal Saúde (Central do Beneficiário), na página Manuais, Formulários e Tabelas / Formulários de Cadastro – Atualização Cadastral (FOP 149.02) e Unidades de Representação Regional (URRs) da Postal Saúde.
• Cópia de comprovante atualizado de recebimento do benefício INSS;
• Cópia de comprovante atualizado do benefício Postalis (se for o seu caso);
• Cópia do RG;
• Cópia do CPF.
A documentação poderá ser enviada para um dos seguintes canais disponíveis:
• Caixa Postal 9555 CEP: 70.040-976 / Brasília-DF
• E-mail: aposentados.cadastro@postalsaude.com.br
• Unidade de Representação Regional (URR) do seu estado (presencialmente).
Atenção! Os documentos encaminhados a outros canais não serão considerados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Beneficiário, pelo telefone 0800 888 8116, ou com a Unidade de Representação Regional mais próxima de sua localidade. Para para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é 0800 888 8117



04. POSTALIS 01















Sem fiscalização, rombo no fundo seria ainda maior, 

FONTE, O Estado de S.Paulo

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) rejeita a hipótese de falha na atuação no caso Postalis e defende que, sem o trabalho de fiscalização e acompanhamento, o rombo desse e de outros fundos de pensão seria ainda maior. Já a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) argumenta que não faz parte de suas atribuições a fiscalização dos fundos de pensão.






















O diretor de fiscalização da Previc, Sérgio Taniguchi, diz que o órgão ainda não foi notificado. O diretor rejeita a percepção de que houve falha. “Essa possibilidade de omissão, especialmente no Postalis, foi levantada na CPI dos Fundos de Pensão e pelo Tribunal de Contas da União e não há apontamento de omissão”, diz, ao argumentar que, ao contrário, o trabalho da Previc permitiu à PF deflagrar ações para investigar o tema.







A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) argumenta que não faz parte de suas atribuições a fiscalização dos fundos de pensão Foto: Fabio Motta/Estadao
“Diria que, se não tivesse o trabalho da Previc, o rombo não só no Postalis como em outras fundações seria muito maior”, diz. Taniguchi argumenta que a Superintendência fez diversas autuações no fundo e a intervenção foi decidida após percepção de que gestores “flertavam com novas operações inadequadas ou de maior risco”.Explicou em nota que a fiscalização dos fundos de previdência complementar não está entre as responsabilidades do órgão. A Comissão lembra ainda que há interação do órgão com o MPF desde 2008, quando foi firmado um termo de cooperação.
Citado como uma das entidades que avaliou o investimento do fundo dos carteiros no projeto Mudar Master, o escritório Bocater, Camargo Costa e Silva Advogados explica em nota que foi contratado “para a análise exclusivamente dos aspectos legais de propostas de investimentos”. A empresa cita que “não externou qualquer opinião sobre a adequação valores ou riscos financeiros”.
Já a SR Rating diz em nota que “aplicou rigorosamente a metodologia à época estabelecida” para avaliação do investimento do Postalis. O rating atribuído em 2010 e 2011 era considerado “mediano”. A partir de setembro de 2012, a agência rebaixou a nota em vários patamares. “A SR Rating afirma que atuou com total rigor técnico na avaliação da empresa e os resultados foram amplamente conhecidos pelos gestores do Postalis”.
Mencionada como consultora para o investimento no FIP Bioenergia do Grupo Canabrava, a Apsis Consultoria afirmou em nota que realiza “com regularidade laudos que suportam diversas operações societárias”. “Apresentamos tudo que nos foi solicitado pelas entidades governamentais e reguladoras para as investigações em curso.”
As consultorias Baker Tilly Brasil e LF Rating – também citadas pela PF e MPF – foram procuradas, mas não se pronunciaram até o fechamento desta reportagem.


05. POSTALIS 02

Informamos que os(as) pensionistas do Postalis terão do dia 08/03/2018 até o dia 31/05/2018  para fazer o seu recadastramento anual.
Como acontece todos os anos, a ação tem a finalidade de comprovação de vida e atualização dos dados do cadastro, com o objetivo principal de preservar a regularidade do pagamento das aposentadorias e pensões.
A participação é obrigatória e o não comparecimento acarreta a suspensão dos benefícios a partir do mês seguinte ao encerramento do prazo. Para maiores informações, acesse http://recadastramento.postalis.org.br/ .

06. DECLARAÇAO IMPOSTO DE RENDA 


Nesse ano, a Receita federal estima que até 40 milhões de contribuintes entreguem a declaração do imposto de renda 2018. A Receita federal também divulgou o Calendário do Imposto de Renda 2018, com o cronograma completo para a declaração do IRPF 2018. É fundamental que o contribuinte não perca o prazo para fazer a declaração, pois pode ter de se explicar para a Receita, e até mesmo, ser multado pelo atraso da declaração IRPF 2018.
É importante fica atento (a) ao prazo de entrega da declaração do imposto de renda que termina no dia 28 de abril, atente-se aos seus rendimentos e veja se você é legível a declarar o seu imposto de renda, dependendo o contribuinte pode restituir valores ou pagar imposto a receita federal.


07. INSS - CONTRACHEQUE

Caso você está tendo dificuldade para acessar o seu contracheque do INSS, a APAC está 
conseguindo realizar as  consultas e impressões, pedimos para que ligue e marque seu 
horário pois é um processo inicial demorado para o procedimento de quem nunca 
conseguiu realizar esse acesso.

08. CALENDÁRIO DE PASSEIOS

Em breve a APAC estará disponibilizando o calendário de Passeios e Eventos que acontecerão em 2018, Fique atento, Associados em dia terá vantagens e descontos exclusivos!

Aguarde!!

09. ASSEMBLÉIA GERAL



10. PASSEIO - RIO NEGRINHO/SC

Agradecemos mais uma vez a todos pela procura nos Passeios da APAC, isso nos motiva a estar realizando cada vez mais, mas além dos passeios maravilhosos que acontece é um prazer estar do lado destes Aposentados que trabalhamos um longo tempo lado a lado e conseguir  reve-los isso nos remete ao nosso passado que jamais deve ser esquecido, isso não tem preço!



11. CREDCORREIOS




08 de março - Dia Internacional da Mulher


“ Venha se associar e participe da construção do seu futuro.
“Trabalhamos pelo seu bem-estar e por uma APAC forte e atuante”.


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